Artigos e Notícias

Sul Informação, 27 Setembro 2022

Cláudio Torres passa a dar nome ao Museu de Mértola

Museu de Mértola – Cláudio Torres. Esta é a nova designação deste espaço, aprovada no passado dia 7 de Setembro, em homenagem ao arqueólogo que, há mais de 40 anos, trabalha pela preservação e valorização do património deste concelho alentejano. 

Museu de Mértola, 26 Julho 2021

Cláudio Torres – Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2020/2021

O Doutor Cláudio Torres, Diretor do Campo Arqueológico de Mértola e do Museu de Mértola recebeu, no passado dia 22 de julho de 2021, o Prémio Nacional “Memória e Identidade”, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, na cerimónia oficial em que se assinalou o Dia nacional dos Centros Históricos, em Tavira.

National Geographic, 01 Novembro 2020

Baptistérios de Mértola

Uma nova religião ganhava força.

Qantare.de, 01 Maio 2019

Uncovering Portugalʹs Islamic roots. Where Christians pray facing Mecca

Archaeologists in Mertola have spent the last 40 years looking for traces of Portugalʹs Islamic past. What they found shows that Islam is not alien to Europe and has in fact deeply influenced Portuguese history and culture.

Lidador Notícias, 13 Novembro 2015

Mértola: Vaticano distingue Campo Arqueológico

O Campo Arqueológico de Mértola, no Alentejo, recebeu o prémio deste ano das Academias Pontifícias do Vaticano, dedicado aos primeiros séculos do Cristianismo, pelas campanhas arqueológicas dos últimos anos e pelos “extraordinários resultados obtidos”.

Jornal Público, 14 Outubro 2014

Peças de arte islâmica de Mértola vão ser expostas no Museu do Louvre

Exposição sobre Marrocos medieval vai ficar em Paris até Janeiro, passando depois para Rabat.

Expresso, 30 Setembro 2010

Laureado Prémio Pessoa 1991 - Cláudio Torres

"O medieval é um mundo quase ainda em carne viva. São as mesmas caras, o mesmo espaço, a mesma forma de olhar, as mesmas ovelhas"

Revista História, 01 Novembro 2003

A civilização islâmica: a última grande civilização mediterrânea

Ao contrário do que diz o mito, a civilização islâmica não veio do deserto e era impensável que tal tivesse sucedido, diz o arqueólogo Cláudio Torres, o fundador do primeiro museu islâmico de Portugal.