Artigos e Notícias
Cláudio Torres passa a dar nome ao Museu de Mértola
Museu de Mértola – Cláudio Torres. Esta é a nova designação deste espaço, aprovada no passado dia 7 de Setembro, em homenagem ao arqueólogo que, há mais de 40 anos, trabalha pela preservação e valorização do património deste concelho alentejano.
Cláudio Torres – Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2020/2021
O Doutor Cláudio Torres, Diretor do Campo Arqueológico de Mértola e do Museu de Mértola recebeu, no passado dia 22 de julho de 2021, o Prémio Nacional “Memória e Identidade”, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, na cerimónia oficial em que se assinalou o Dia nacional dos Centros Históricos, em Tavira.
Uncovering Portugalʹs Islamic roots. Where Christians pray facing Mecca
Archaeologists in Mertola have spent the last 40 years looking for traces of Portugalʹs Islamic past. What they found shows that Islam is not alien to Europe and has in fact deeply influenced Portuguese history and culture.
Mértola: Vaticano distingue Campo Arqueológico
O Campo Arqueológico de Mértola, no Alentejo, recebeu o prémio deste ano das Academias Pontifícias do Vaticano, dedicado aos primeiros séculos do Cristianismo, pelas campanhas arqueológicas dos últimos anos e pelos “extraordinários resultados obtidos”.
Peças de arte islâmica de Mértola vão ser expostas no Museu do Louvre
Exposição sobre Marrocos medieval vai ficar em Paris até Janeiro, passando depois para Rabat.
Laureado Prémio Pessoa 1991 - Cláudio Torres
"O medieval é um mundo quase ainda em carne viva. São as mesmas caras, o mesmo espaço, a mesma forma de olhar, as mesmas ovelhas"
A civilização islâmica: a última grande civilização mediterrânea
Ao contrário do que diz o mito, a civilização islâmica não veio do deserto e era impensável que tal tivesse sucedido, diz o arqueólogo Cláudio Torres, o fundador do primeiro museu islâmico de Portugal.